10º Challenge Bibendum



O dia hoje foi árduo, mas não menos interessante. Recebemos para almoço o pessoal do Rally do 10º Challenge Bibendum,  um fórum internacional de tecnologia e mobilidade sustentável,realizado anualmente pela Michelin, que reúne jornalistas e especialistas de todo o mundo, visando iniciativas e soluções que beneficiam o meio ambiente.
  O almoço foi para mais de 100 pessoas, muitos estrangeiros. E como é diferente  a cultura! Eu pessolamente conversei com italiano, franceses, japones e alemão. No meio do almoço já não sabia se atendia em inglês ou português.. Ufa! E sabe o mais engraçado? Nosso menu foi tipicamente brasileiro. Oras! Se é um hotel fazenda, para que sofisitcar tanto? Juntamos o rústico com o bom gosto, com uma pitadinha de charme e dose dupla de muito sabor.  E olha que os gringos comeram muito doce da fazenda com queijo minas - doce de leite, doce de abóbora com coco, doce de mamão com coco - torta de chocolate e frutas brasileiras - a melancia foi um sucesso!
Bem, tivemos algumas extravagâncias - chá de capim santo com doce de leite,  penne ao molho de queijo com banana. Mas o importante disso tudo é que todos sairam bem satisfeitos.
O sucesso se deve além de dedicação, da equipe comprometida, dos orgnizadores, dos parceiros deste evento. Leia-se Cerâmicas Luiz Salvador (http://www.ceramicaluizsalvador.com.br/) com peças lindas para decoração, Mineirart (http://www.mineirart.com.br/) com  móveis para decoração do lounge externo montado pela compentente Ana Paula da Serra Cor (http://www.serracor.com.br/), os arranjos do Renato Venceslau, decorador de primeira qualidade (renatovenceslaudesigner@oi.com.br), geléias do Sitio Humayta (http://www.sitiohumayta.com.br/) e o toque especial da minha amiga Isabela Urman, cenógrafa da Globo.
 
O evento que acontece pela primeira vez na América do Sul (30-05 a 03-06-10), já  passou pela China, Estados Unidos e Japão.No próximo ano o evento acontecerá em Berlim, na Alemanha.
A idéia do rally é reunir avaliações e testes técnicos, demonstrações e test drives, para medir o progresso em várias áreas, entre as quais, o consumo de combustível, as emissões de poluentes, aceleração, frenagem, dirigibilidade na estrada, segurança e design.

Se a idéia  for sustentabilidade meeeesmo, que tal o carro movido a energia solar? Este protótipo só cabe uma pessoa. Carros solares como esses podem percorrer 3.000 km utilizando energia equivalente àquela contida em apenas 5 litros de gasolina. Com uma potência igual a um secador de cabelos, esses veículos de seis metros de comprimento por dois de largura podem atingir a velocidade de 160 km por hora.  Vai encarar?